Níger alberga primeiro centro mundial de luta

Niamey- Níger (PANA) -- O primeiro centro mundial da Federação Internacional das Lutas (FILA), denominado Centro Fila Niamey, será construído na capital nigerina, soube a PANA segunda-feira de fonte oficial.
O estabelecimento sevirá de quadro para estágios de gladiadores africanos bem como a formação permanente dos quadros técnicos, dos responsáveis e líderes federais dos países afiliados à instância mundial da luta.
De acordo com a mesma fonte, o presidente do FILA, Raphael Martinetti, e várias autoridades políticas e desportivas do Níger lançaram no fim-de-semana passado em Niamey a primeira pedra deste centro.
"O Centro Fila de Niamey constitui um instrumento de promoção para o Níger e África pois ele representa um exemplo único no Mundo", estimou o suíço Raphael Martinetti durante a cerimónia de lançamento das obras desta infra-estrutura.
O complexo arquitectural será implementado na zona da arena dos jogos tradicionais de Niamey, tornado há alguns anos, no Centro Africano das Lutas Desportivas (CALS).
Ele possuirá dormitórios para os futuros gladiadores africanos, um restaurante-cafetaria, salas de aulas, uma cozinha, um ginásio, uma sala de lazeres, entre outros compartimentos.

12 Fevereiro 2007 19:54:00


xhtml CSS