Níger alberga V edição do Festival Internacional da Moda Africana

Niamey- Níger (PANA) -- A V edição do Festival Internacional da Moda Africana (FIMA) realizar-se-á de 29 de Novembro a 7 de Dezembro próximo em Kareygoru, subúrbio situado a cerca de quinze kilómetros de Niamey, na margem direita do rio Níger.
Segundo o presidente fundador desta manisfestação cultural, o criador e costureiro nigerino Alphadi, cerca de 10 mil pessoas, das quais três mil visitantes estrangeiros provenientes de cerca de 40 países, são esperadas em Kareygoru que, em Zarma (dialecto local), significa "vale de crocodilos".
"Estamos numa azáfama e já estamos a montar palcos para acolhermos artistas.
Os meus administadores e técnicos vindos de Abidjan (Côte d'Ivoire), Paris (França) e Ouagadougou (Burkina Faso) já se encontram no local para nos ajudar a criar uma paisagem neste deserto", indicou terça-feira em Niamey.
"Kareygoru é uma zona mágica que descobri e que recorda oportunamente o deserto de Tiguidit (em Aïr, a mais de mil quilómetros a norte de Niamey) onde nasceu o FIMA em 1998", disse Alphadi.
Sublinhando que o evento é um "um festival nigerino", convidou todos os seus compatriotas a encorajá-lo, deslocando-se em massa ao "vale dos crocodilos" para participar às manifestações que serão "quase gratuitas" na véspera dos V Jogos da Francofonia.
Lançado pela primeira vez em 1998, o FIMA evoluiu dificilmente devido à hostilidade de movimentos fundamentalistas que estimam que tal ocorrência não convém a um país muçulmano como o Níger que conta mais de 95 por cento de crentes.

22 Novembro 2005 22:47:00


xhtml CSS