Níger acolherá sede da missão africana do IRD

Niamey- Níger (PANA) -- A missão africana do Instituto de Pesquisas para o Desenvolviemtno (IRD) será instalada proximamente no Níger, anunciou segunda-feira, em Niamey, o presidente do Conselho de Administração da referida estrutura, Jean-François Girard.
No quadro da sua visita à capital nigerina, Girard indicou que o Níger constituía para o IRD um país importante que, após anos difíceis, reencontrou a paz e a estabilidade graças a dirigentes e a uma classe política que saberão ajudá-lo a fazer face aos desafios.
Interrogado sobre as perspectivas do IRD no continente africano, Girard frisou que a sua instituição reforçaria a sua presença em África, um continente que enfrenta desafios enormes, designadamente a alimentação e a saúde.
"As epidemias continuam a ser devastadoras e não só a SIDA, e o bom senso recomenda a todos os países, em particular do Norte desenvolvido, e a todas as instituições para que incrementem a sua ajuda à Africa", declarou o presidente do IRD.
O IRD, que está presente em mais de trinta países do mundo, pretende trabalhar doravante com o centro regional AGRYHMET, instituição especializada do Comité Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS) radicado em Niamey.
O presidente do Conselho de Administração do IRD assinou, na semana passada, com os responsáveis de AGRYHMET, um acordo-quadro de parceria em matéria de pesquisa sobre a insegurança alimentar.

16 Setembro 2003 08:17:00


xhtml CSS