Níger acolhe reunião sobre segurança alimentar na UEMOA

Niamey, Níger (PANA)   – O Comité de Alto Nível sobre a segurança alimentar no espaço UEMOA reúne-se quinta-feira na capital nigerina, Niamey, para balancear a natureza da ameaça acridiana que "pode comprometer" as próximas colheitas em diversos países-membros, indica um comunicado oficial divulgado quarta-feira.

Esta reunião, a terceira do género, decorrerá sob a presidência do chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou.

Para além dos membros do Comité, a reunião vai reunir os ministros encarregues da Agricultura, Hidráulica e Ambiente dos países-membros da UEMOA (União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), o presidente da Comissão da organização, o secretário executivo do Comité Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), bem como os parceiros técnicos e financeiros da UEMOA.

"O perigo acridiano constitui uma ameaça real que pode aniquilar os esforços já consentidos pelos órgãos e instituições da União", indica o comunicado.

A reunião vai permitir igualmente recolher orientações e diretivas para conduzir ações novas capazes de jugular este flagelo.

O Comité de Alto Nível sobre a segurança alimentar no espaço UEMOA foi criado pelo presidente em exercício da Conferência dos chefes de Estado e de Governo da UEMOA, o estadista togolês, Faure Gnassingbé.

Presidido por Issoufou, o Comité tem como missão refletir e identificar soluções para combater a crise alimentar que assola de modo quase endémico os países da UEMOA.

-0- PANA SA/AAS/CJB/IZ 12set2012

12 Setembro 2012 19:51:48


xhtml CSS