Níger acolhe reunião de medianeiros dos países membros da UEMOA

Niamey, Níger (PANA)   - Uma reunião da Associação dos Medianeiros dos Países membros da União Económica e Monetária Oeste-Africana (AMP-UEMOA) iniciou-se terça-feira em Niamey, soube-se de fonte oficial no local.

De acordo com o medianeiro nigerino,  o ex-primeiro-ministro da transição nigerina (1991-1992), Cheiffou Amadou, o encontro visa concertar-se sobre todos males que assolam o espaço comunitário, relativamente à paz e à segurança.

Ele disse que o papel da AMP-UEMOA consiste em aconselhar os chefes de Estado na sua política de instauração efetiva dum Estado de direito, por um lado, e, por outro, identificar todas as fontes de conflitos que caraterizam a zona UEMOA, a fim de propor mecanismos adequados para resolver qualquer eventual conflito.

Falando sobre a situação que prevalece no Mali, Amadou explicou que, logo no início deste conflito, a AMP estava presente para antes prevenir.

"Ela interveio em seguida para apoiar e incentivar o medianeiro do Mali que desempenhou um papel determinante", indicou Amadou, ressaltando, por outro lado, que o papel desempenhado por este último lhe conduziu ao posto de primeiro-ministro atual do Mali.

Por outro lado, disse Cheffou Amadou, o encontro de Niamey revela os esforços do Níger e particularmente os desdobrados pelo seu Presidente da República,  Diocounda Traoré. para instaurar um Estado democrático, um Estado de direito e de defesa dos direitos humanos.

"E também para a nossa jovem instituição, que se instala, um apoio, um incentivo aos seus membros para se reencontrarem, trocando opiniões com vista a beneficiar das suas experiências", concluiu o medianeiro da República do Níger.

-0- PANA SA/TBM/IBA/CJB/DD    27fev2013

27 Fevereiro 2013 08:26:43




xhtml CSS