Neve numa localidade da ilha do Fogo em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O povoado de Chã das Caldeiras, o ponto mais alto do arquipélago de Cabo Verde (cerca de 2 mil metros), na Ilha do Fogo, amanheceu quarta-feira coberta por uma camada de neve que se formou durante a noite devido a uma descida invulgar de temperatura nesse local, noticiou quinta-feira o correspondente local da agência cabo-verdiana de notícias.
De acordo com testemunhos de algumas habitantes da localidade, recolhidos pela agência cabo-verdiana INFOPRESS, os termómetros registaram valores próximos ou mesmo inferiores aos zero graus, facto esse que originou este fenómeno natural.
Durante algum tempo, os habitantes de Chã das Caldeiras, povoação situado nas imediações do vulcão do Pico, puderam apreciar uma paisagem espectacular resultante do contraste evidenciado entre o negro das lavas e o branco da neve.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que se regista a queda de neve em Chã das Caldeiras.
Já no ano passado, situação semelhante ocorreu neste ponto da Ilha do Fogo, considerado nesta época do ano, como o mais frio de todo o arquipélago.
De salientar que, as condições climatéricas (micro-clima) nessa zona alta da ilha, onde se situa o único vulcão activo no arquipélago, permite a produção nesse local de culturas como a da uva e da maçã e outras que dificilmente são encontradas noutros pontos de Cabo Verde.

17 Janeiro 2003 09:35:00


xhtml CSS