Nelson Mandela sofre de infeção pulmonar

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O herói da luta antiapartheid e ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, está a ser tratado por uma infeção pulmonar, confirmou terça-feira à noite a Presidência sul-africana.

Trata-se da primeira informação oficial sobre as razões da hospitalização de emergência do antigo Presidente de 94 anos de idade, sábado, num hospital militar de Pretória.

Segundo o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, as análises mostraram "o alerta duma antiga infeção pulmonar" para a qual Mandela foi tratado há um ano num hospital de Joanesburgo.

Maharaj afirmou que Mandela reagia bem ao tratamento mas não precisou se ele sofria de pneumonia ou de bronquite, duas infeções pulmonares frequentes.

Mandela já foi tratado no passado por causa  de tuberculose, uma outra doença que pode destruir os pulmões.

"O Presidente (Jacob) Zuma agradece ao público pelo seu apoio constante ao antigo Presidente Manadela e a sua família", acrescentou o porta-voz.

O ministro da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, que visitou terça-feira o ícone internacional, assegura que "ele está bem".

O Prémio Nobel da Paz, que não apareceu em público desde o Mundial de 2010, apenas recebeu este ano alguns visitantes como o ex-Presidente americano, Bill Clinton, na sual aldeia natal de Qunu.

-0- PANA CU/VAO/NFB/JSG/MAR/TON 12dez2012

12 Dezembro 2012 19:32:12




xhtml CSS