Nelson Mandela em visita privada a Marrocos

Rabat- Marrocos (PANA) -- O ex-chefe de Estado sul-africano, Nelson Mandela, chegou quarta-feira a Rabat para uma visita privada a Marrocos, numa altura em que as relações entre Rabat e Pretória estão tensas desde 2004 devido à questão do Sara Ocidental, noticiou a rádio marroquina "Medi 1".
Mandela foi convidado a visitar Marrocos pelo ex-embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, o príncipe saudita Bandar Ben Sultan, que efectua igualmente uma visita privada ao reino.
Chegado a Rabat proveniente da Arábia Saudita, onde apresentou os seus pêsames às autoridades sauditas na sequência da morte do rei Fahd Ben Abdelaziz, Nelson Mandela poderá deverá deixar Marrocos na sexta-feira, de acordo com a fonte.
A visita de Mandela a Rabat não foi confirmada até agora por nenhuma fonte oficial marroquina.
A África do Sul reconheceu no ano passado a República Árabe Sarauí Democrática (RASD), auto-proclamada pela Frente Polisário que reivindica a independência desta antiga-colónia espanhola sob controlo de Marrocos desde 1975.
Em sinal de protesto, Marrocos chamou o seu embaixador na África do Sul para "consulta".
Mandela, que se encontra num hotel privado em Rabat, não manteve até agora nenhum encontro com governantes marroquinos, segunda a rádio.

25 Agosto 2005 09:30:00




xhtml CSS