Navio Kemr Wieder sempre afundado na baia da ilha do Sal

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O navio Kemr Wieder, pertencente à um cidadão alemão, com cerca de três toneladas de combustível a bordo, encontra-se submerso na baía da Palmeira na Ilha do Sal, há cerca de uma semana, anuncia o semanário Horizonte na sua última edição.
O delegado marítimo naquela ilha, Felisberto Borges, disse ao correspondente local do semanário que se publicasse na cidade da Praia que, apesar das tentativas, ainda não foi possível remover o navio, devido à má visibilidade.
Essa situação constitui um perigo para as embarcações que atracam naquele porto, mesmo que os tanques de combustível do navio não revelem qualquer sinal de vazamento, informa Borges.
No entanto, ele adverte que é urgente retirar o navio do fundo da baía para que "acidentes de maiores proporções não venham a acontecer", tanto mais que as autoridades marítimas locais não dispõem de meios de combate para prevenir uma eventual poluição, no caso de rompimento dos tanques e do seu consequente vazamento no mar.
Felisberto Borges explicou ainda que a manobra para fazer flutuar o navio de novo, está a ser difícil de executar, particularmente, por causa do tempo.
A grande preocupação é retirar o barco do local, mesmo que, para tal, fique danificado, reafirma Borges, sublinhando que cabe portanto à direcção geral da Marinha e Portos e às outras entidades a decisão final quanto ao destino que for dado à embarcação sinistrada.

06 Janeiro 2003 11:41:00


xhtml CSS