Agência Panafricana de Notícias

Namíbia acolhe Programa 2017 para Desenvolvimento de Infraestruturas em África

Windhoek, Namíbia (PANA) - A Semana do Programa 2017 para o Desenvolvimento das Infraestruturas em África (Semana Pida) decorrerá de 10 a 14 de dezembro corrente em Swakopmund, na Namíbia, sob o lema "Desenvolvimento das Infraestruturas Regionais para a Criação de Empregos e Transformação Económica".

A edição de 2017, a terceira da Semana do Pida, é organizada pela Comissão da União Africana (CUA), pela Agência de Planificação e Coordenação da NEPAD (NPCA), pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) em colaboração com o Governo namibiano e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (Sadc).

Segundo o órgão de imprensa do BAD, o principal objetivo da Semand do Pida é fornecer uma plataforma comercial para projetos selecionados com vista a acelerar a sua aplicação.

Durante cinco dias, os participantes vão discutir sobre como redobrar e unir os seus esforços para acelerar a preparação e a aplicação dos projetos, mobilizar os recursos financeiros e técnicas adequadas para estes projetos, aumentar a participação do setor privado na aplicação do Pida e mobilizar os Estados membros para integrarem estes empreendimentos nos seus planos de desenvolvimento nacionais.

Eis os projetos a serem apresentados;

Corridor Central (Dar es-Salaam - Chalinze Toll Road - CEA
Kinshasa-Brazzaville Estrada e Ponte ferroviária - Eccas
Etiópia-Sudão Interconexião elétrica (CEA)
Zâmbia-Tanzânia- Interconexião elétrica (Sadc)
Batoka Centrale hidroelétrica (Sadc)
Abidjan-Lagos Corridor - Cedeao (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

O programa da Semana do Pida vai igualmente incluir um pequeno almoço de imprensa a 11 de dezembro e uma visita de campo ao Projeto de Extensão Portuária e Ferroviária de Walvis Bay, a 14 de dezembro.

O empreendimento pretende inspirar-se nas conquistas das reuniões de 2015 e de 2016 em Abidjan (Côte d'Ivoire) e na dinâmica imprimida durante dois eventos precedentes para encorajar a implicação dos atores num desenvolvimento efetivo das infraestruturas no continente.

-0- PANA VAO/FJG/BEH/MAR/DD 05dez2017