Nadador norte-americano faz travessia entre ilhas de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O nadador norte-americano David Yudovin, de 61 anos de idade, completou, domingo, a travessia a nado entre as ilhas cabo-verdianas do Fogo e da Brava, separadas por 10 milhas náuticas (quase 19 quilómetros), em seis horas e meia, apurou a PANA segunda-feira na cidade da Praia.  

Esta foi a segunda travessia entre duas ilhas do arquipélago protagonizada por David Yudovin que, em 28 de junho passado, nadou, durante cinco horas, entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente.

O canal que separa as ilhas do Fogo e da Brava, conhecido como “mar de Alcatraz”, é das zonas marítimas mais temíveis do arquipélago, devido às fortes correntes e ao quase sempre agitado estado do mar.

No final da travessia, o Norte-americano disse ter sido este um dos canais mais difíceis que já atravessou a nado, devido às correntes que  variam “frequentemente” e um mar mais agitado, o que "tornou as coisas mais difíceis".

David Yudovin saiu da ilha do Fogo, no Porto do Vale dos Cavaleiros, por volta das 05:00 (horas locais) e chegou à ilha da Brava, no cais da Furna, quando eram sensivelmente 11:30.

Este foi mais um feito do nadador, natural do Estado da Califórnia, que conta no seu currículo a travessia do Canal da Mancha e do Estreito de Gibraltar, de entre outros.

-0- PANA CS/IZ 09julho2012

09 Julho 2012 16:51:27


xhtml CSS