Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas exortam jovens a envolver-se na democracia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – As Nações Unidas celebraram, segunda-feira, o Dia Internacional da Democracia com apelos aos jovens para envidar esforços importantes para a democracia inclusiva no mundo.

« Eu apelo aos membros da maior geração de jovens da história para fazer face aos desafios e considerar o que vocês podem fazer para os resolver », declarou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, numa mensagem sobre a efeméride comemorada a 15 de setembro de cada ano.

Ban declarou que o mundo está mais do que nunca perturbado e que mesmo numa altura em que os jovens nunca foram assim invadidos pelos desafios eles são ao mesmo tempo abençoados pelas oportunidades.

« Vocês têm poderes de redes que seriam inimagináveis quando as Nações Unidas foram criadas, há quase 70 anos », indicou Ban numa mensagem aos jovens que, disse, « estarão na vanguarda do mundo além de 2015 ».

O Secretário-Geral da ONU exortou-os a assumir o controlo do seu destino e traduzir os seus sonhos num futuro melhor para todos.

Na sua mensagem, o presidente cessante da Assembleia Geral das Nações Unidas, John Ashe, exortou os Estados-membros da ONU, a sociedade civil e as outras partes interessadas a trabalhar juntos para reforçar os programas nacionais consagrados à promoção das vozes dos jovens em todos os processos democráticos.

« Devemos trabalhar para garantir que os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos jovens sejam respeitados, promovidos e cumpridos e que as gerações futuras tenham as suas palavras a dizer nas decisões que terão uma incidência sobre as suas vidas e dos seus filhos », declarou Ashe.

O Secretário-Geral adjunto das Nações Unidas, Jan Eliasson, declarou, por sua vez, que a comunidade internacional precisa de novos instrumentos e de novas abordagens para defender a participação dos jovens na democracia.

Intervindo num evento no Peace Institut em Nova Iorque, coorganizado pelo Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Democracia, pela Comunidade das Democracias, pela União Interparlamentar e pelo Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (IDEA), Eliasson, apelou aos jovens para “continuar engajados, informados e envolvidos”.

« Como vocês debatem sobre alguns desafios mais urgentes do planeta recordem-se que as Nações Unidas estão ao vosso lado », declarou o Secretário-Geral adjunto da ONU aos jovens.

Os intervenientes eram jovens militantes da América do Sul, do Médio Oriente e da África do Norte, bem como da Ásia Central, que falaram das realidades no terreno nos seus países.

Segundo dados das Nações Unidas, uma em cinco pessoas no mundo tem hoje entre 15 e 24 anos.

No entanto, a participação dos jovens nas eleições, nos partidos políticos e nas organizações sociais tradicionais, em particular nos países em desenvolvimento, está em declínio.

-0- PANA AA/SEG/MTA/IS/IBA/FK/TON 16set2014