Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam novos ataques da Boko Haram na Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou com firmeza os “horríveis attaques” em curso contra civis perpetrados pela seita islamita Boko Haram no norte da Nigéria.

Num comunicado da ONU publicado segunda-feira em Nova Iorque, Ban reiterou a vontade da organização universal de apoiar a Nigéria a ultrapassar estes ataques.

Trata-se do segundo comunicado que denuncia firmemente a violência publicado em nome do Secretário-Geral nos últimos quatro dias.

Ban Ki-moon notou que tal violência se tornou « num acontecimento quase diário », como testemunham os ataques do fim de semana passado contra aldeias e igrejas perto de Chibok, onde a Boko Haram raptou mais de 200 alunas.

Ele exprimiu igualmente «a vontade da ONU de responder a este desafio em conformidade com as suas obrigações internacionais em matéria de direitos humanos”.

O Secretário-Geral das Nações Unidas exprimiu igualmente a sua solidariedade e a sua simpatia às vítimas da violência e à população da Nigéria.

-0- PANA AA/MA/AKA/JSG/FK/TON 1julho2014