Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam ataque mortal contra capacetes azuis em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou com a última energia o ataque lançado a 5 de agosto contra a Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana (MINUAD) que causou a morte de um soldado serraleonês.

Num comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque, Hardeep Singh Puri, que assegura a presidência rotativa do Conselho de Segurança para o mês de agosto, indicou que os 15 membros apresentaram as suas condolências à família do soldado morto no ataque e ao Governo da Serra Leoa.

O Conselho sublinhou igualmente que a MINUAD trabalha com a Polícia sudanesa para encontrar os autores deste ataque e encorajou o Governo sudanês a tudo fazer para os julgar rapidamente.

Ele sublinhou a necessidade de pôr termo à impunidade para os autores dos ataques contra os capacetes azuis.

« Os membros do Conselho de Segurança reiteraram o seu apoio total à MINUAD e exortaram todas as partes em Darfur a cooperar plenamente com a missão », indica o comunicado.

O capacete azul serraleonês foi morto e um outro gravemente ferido numa emboscada sexta-feira passada no Sudão Sul, região atormentada pela guerra.

Este incidente ocorreu cerca de um mês após a morte dum outro capacete azul abatido no oeste de Darfur.

Cerca de 30 soldados da MINUAD morreram em ataques hostis desde que a missão substituiu a força da UA em Darfur em inícios de 2008.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 09agosto2011