Nações Unidas concedem fundos para vítimas da seca no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – O Fundo Central das Nações Unidas de Resposta Rápida às Emergências concedeu 13 milhões e 500 mil dólares americanos para fazer face à situação de fome no Quénia, indicou quarta-feira o Gabinete da ONU em Nairobi.

Os fundos serão utilizados para ajudar as comunidades das zonas áridas a reduzir os efeitos da seca através da agricultura, da pecuária, da ajuda alimentar, da desnutrição, da saúde, da água e do saneamento.

Um montante suplementar de três milhões de dólares americanos será utilizado para ajudar principalmente os refugiados, declarou o coordenador dos Assuntos Humanitários da ONU,  Aeneas Chuma.

Falando durante uma conferência de imprensa conjunta da ONU sobre a situação de seca no país, Aeneas Chuma sublinhou que os fundos concedidos serão igualmente utilizados para ajudar os pobres das cidades.

« O aumento recente dos preços alimentares e do combustível tornou a situação difícil para numerosas famílias nos centros urbanos que têm dificuldade em satisfazer as suas necessidades fundamentais, incluindo assegurar uma refeição decente », sublinhou.

« Graças a este financiamento, as agências da ONU no Quénia vão ajudar as populações pobres e vulneráveis das zonas urbanas », acrescentou o responsável onusino.

A crise alimentar é agravada pelo aumento dos preços do milho em 80 porcento na maioria dos mercados urbanos, deixando assim os pobres das cidades num estado crítico de insegurança alimentar.

O financiamento ajudará a fazer face aos problemas de segurança alimentar, de nutrição e de saúde nas zonas agrícolas marginais das localidades do centro-sul do Quénia onde as condições de seca deverão agravar-se nos próximos meses.

O Quénia está confrontado com a fome e o número de pessoas necessitadas de ajuda alimentar deverá passar de 2,5 para 3,5 milhões de pessoas. A crise alimentou igualmente os conflitos por causa dos recursos nas comunidades pastorais.

-0- PANA AO/VAO/LSA/TBM/SOC/MAR/TON 28julho2011

28 يوليو 2011 09:33:18


xhtml CSS