NFWA condena agressão de polícias contra jornalista no Gana

Dakar, Senegal (PANA) – A Fundação da Imprensa para a África Ocidental (MFWA) condenou  vários polícias no Gana por agressão e detenção dum jornalista, Fred Sarpong, do jornal  “ Daily Express”, que fotografou um polícia receber subornos dum motorista de autocarro.

Num comunicado transmitido quinta-feira última à PANA em Dakar, a MFWA  condenou o ataque deliberado e a detenção arbitrária de  Sarpong.

« Nós apelamos  às autoridades policiais para sancionarem os polícias implicados no abuso dos direitos do jornalista », indignou-se.

Segundo o fiscalizador da liberdade de imprensa, o incidente ocorreu segunda-feira última em Tesano, em Accra, a capital do Gana.

Raphael Apetorgbor, o colega de Sarpong testemunha deste  incidente , declarou  que eles viram  um motorista de autocarro numa postura de argumentar diante de um  agente regulador de viação automóvel.

Segundo Apetorgbor, tais discussões entre motoristas e polícias  se traduzem muitas vezes em cenas de subornos.

Sarpong pegou no seu aparelho de foto pronto para tirar imagens caso isto ocorresse », sublinha o comunicado

No entanto, ele nao foi bem-sucedido pois outros agentes da  polícia, no local,  o observavam.

A MFWA declarou que os agentes da Polícia agrediram o jornalista e conduziram-no ao posto de Tesano onde ele se encontra detido  várias horas,  tendo sido liberto muito tempo depois de o incidente ter sido largamente difundido.

-0- PANA MLJ/AR/MTA/BEH/SOC/FK/DD 9set2016

09 september 2016 12:40:37




xhtml CSS