NEPAD é transferida para a Comissão da UA

Banjul- Gâmbia (PANA) – O Alto Comitê dos Chefes d-e Estado e de Governo sobre a Nova Parceira a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), reunido sexta-feira em Banjul, a capital gambiana, decidiu transferir este programa para a Comissão da União Africana.
O secretariado da NEPAD sediado na África do Sul e os seus responsáveis agiram sempre de maneira autónoma em relação à Comissão da UA ao ponto de levar certas pessoas a considerá-la com um assunto totalmente sul-africano.
De acordo com o Presidente senegalês Abdoulaye Wade que presenciou o encontro, a reunião aconteceu num bom espírito.
"Procedemos à revisão das realizações da NEPAD e examinamos os procedimentos que permitem juntar esta instituição à Comissão da União Africana”, sublinhou Wade no termo do encontro.
Para o efeito, o Comitê deverá reunir-se posteriormente em Abuja, na Nigéria, para abordar esta reforma da NEPAD.
O presidente da Comissão da União Africana, Alpha Oumar Konaré, apresentará as modalidades de transferência da NEPAD durante este encontro, previsto para Janeiro próximo.
A reunião deveria acontecer em Dakar mas o Presidente senegalês pediu para que fosse organizada em Abuja por razões de conveniência.
Enquanto se espera a entrada em vigor da decisão do Alto Comitê dos Chefes de Estado sobre a NEPAD, o Presidente senegalês orgulha-se das decisões tomadas nesta ocasião.
"O importante não é o facto de termos cometido erros mas é o facto de os reconhecermos para nos colocarmos nos bons carris”, sublinhou o Presidente senegalês.
Evitando denigrir o quadro da NEPAD, Wade estimou que a Comissão da UA reconheceu na sua avaliação que "as realizações da NEPAD eram magras", acrescentando ter havido "claramente confusões e devios”.
Em todos casos, a decisão de transferir a NEPAD para a Comissão da UA entusiasma os responsáveis desta instituição.
O presidente Alpha Oumar Konaré havia defendido esta ideia estimando que competia á Comissão da UA pilotar todos os programas da organização continental.
Além do Presidente Wade, presenciaram este encontro três outros chefes de Estado nomeadamente o Presidente do Congo e da União Africana, Denis Sassou Ngesso, os da Nigéria, Olusegun Obasanjo, e da África do Sul, Thabo Mbeki.

01 Julho 2006 14:49:00




xhtml CSS