Agência Panafricana de Notícias

Músico alemão encontrado morto em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O músico alemão Uli Bracher, de 62 anos, conhecido no meio musical cabo-verdiano por Swagato, foi encontrado morto pela companheira, na manhã desta quinta-feira, numa casa em construção ao lado da residência onde vivia, na cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, apurou a PANA de fonte policial.

Embora as autoridades locais não se tenham ainda pronunciado sobre as causas da morte do cidadão alemão, que vivia no Mindelo desde 2001, a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) revelou ter apurado que Swagato teria posto termo à própria vida.

O músico, nascido a 13 de junho de 1949, em Heidenheim, sul da Alemanha, era tido como um bom executante de instrumentos de sopro, nomeadamente saxofone, tendo participado, durante a sua estada em Cabo Verde, na gravação de alguns discos individuais.

Também participou em trabalhos musicais dados à estampa por artistas como Bius, já falecido, Gabriela Mendes, Bau, Dulce Mathias, Nando da Cruz, Tcheka, Homero Fonseca, entre muitos outros.

Swagato, que era sociólogo e doutor em Filosofia, participou ainda, ao lado de conhecidos artistas como Tchala, na composição de marchas para grupos que desfilam todos os anos no Carnaval de São Vicente, considerado como uma das maiores manifestações culturais de Cabo Verde e um dos principais atrativos turísticos do arquipélago.

-0- PANA CS/IZ 11maio2012