Museu do Bardo escolhido para anunciar laureados do Prémio Goncourt de 2015

Túnis, Tunísia (PANA) – O vencedor do "Prémio Goncourt de 2015” será escolhido, a 3 de novembro próximo, em Paris (França), entre os quatro laureados potenciais designados quarta-feira última, no Museu do Bardo de Túnis, escolhido este ano pela Academia Goncourt para a cerimónia de designação dos candidatos.

A lista de escolhidos comporta os nomes do Franco-tunisino Hédi Kaddour, pela sua obra « Les préponderants » (Os Preponderantes), dos Franceses Mathias Enard “Boussole”(Bússola) e Nathalie Azoulais « Titus n’aimait pas Bérénice »(Titus não Gostava de Berenice » e de Tobie Nathan por « Ce pays qui te ressemble » (Este País que Te Assemelha).

O ministro tunisino da Cultura e Salvaguarda do Património, Latifa Lakhdhar, afirmou, na ocasião, que o  que se passou no Museu do Bardo em março último (ataque terrorista que fez vários mortos) « só pode reforçar-nos no nosso compromisso para uma cultura de abertura e o nosso amor pela vida".

Do seu lado, o presidente do júri  do Prémio Goncourt, Bernard Pivot, indicou  que  « a escolha do Museu do Bardo para anunciar a lista dos laureados representa uma iniciativa para honrar a memória das vítimas com o pensamento e a cultura ».

O Museu do Bardo de Túnis foi objeto dum ataque armado, a 18 de março último, fazendo mais de  20 mortos, essencialmente turistas estrangeiros, lembre-se.

-0- PANA AD/IN/IS/IBA/FK/IZ  30out2015

30 Outubro 2015 10:44:37


xhtml CSS