Mulheres ivoirienses instadas a participar na tomada de decisão

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A directora executiva do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), Thoraya Obaid, apelou quarta- feira às mulheres a participar mais activamente na tomada de decisão a todos os níveis nos seus países.
Num comunicado publicado por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março) cujo tema este ano é "As Mulheres no Processo de Tomada de Decisão", Thoraya disse que "nenhuma solução duradoura pode ser encontrada aos problemas mais urgentes da sociedade sem a habilitação e a participação completas das mulheres".
"Se foram realizados progressos em matéria da promoção da mulher, como por exemplo a eleição à Presidência da República na Libéria de Ellen Johnson-Sirleaf, na Alemanha de Angela Merkel na Chancelaria e no Chile Michelle Bachelet, primeira Presidente do movimento cívico, falta ainda muito a fazer para garantir uma autonomização da mulher", disse.
Na Côte d'Ivoire, a tomada de consciência das mulheres do seu papel no processo de desenvolvimento socioeconómico e político do país traduziu-se na proliferação dos movimentos e associações femininas que se engajaram no processo de paz com vista a se fazer entender.
"Estas vitórias representam importantes passos, mas temos ainda um longo caminho a percorrer antes de atingir a igualidade entre os sexos a todos os níveis de tomada de decisões políticas", sublinhou a directora executiva do FNUAP, adiantando que hoje, a nível mundial, as mulheres representam apenas 16 por cento dos parlamentares.

09 Março 2006 11:17:00


xhtml CSS