Mulheres dos Grandes Lagos discutem criação de observatório da imprensa

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Cerca de 20 mulheres dos média da região dos Grandes Lagos participaram de 29 de abril a 1 de maio em Bukavu, no leste da República Democrática do Congo (RDC), nos trabalhos preparatórios à criação dum observatório regional das mulheres da imprensa.

Este observatório, segundo um comunicado transmitido segunda-feira à PANA, será dotado duma carta e terá por missão assegurar um trabalho  de vigília política sobre os direitos das mulheres e desempenhar um papel maior na consolidação dos valores democráticos.

Visa servir igualmente de ponto de encontro e de diálogo entre atores da imprensa da sub-região numa perspetiva de aproximação e de colaboração para favorecer a troca de experiências entre atores preocupados com a promoção da mulher e o reforço duma imprensa independente de investigação ao serviço da democracia e da coexistência intercomunitária.

Vindas do Rwanda, do Burundi, do Katanga (sudeste da RDC) e de Bukavu (leste da RDC), estas mulheres trocaram as suas experiências sobre a democracia e o lugar da mulher na imprensa independente e na sub-região.

Organizado pelo jornal « Le Souverain » publicado Em Bukavu e editado por Solange Lusiku, este ateliê foi apoiado financeiramente pela ONG belga “Encontro dos Continentes”.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/IZ 03maio 2011

03 Maio 2011 13:48:28




xhtml CSS