Mulher candidata-se às eleições presidenciais na Côte d’Ivoire

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) – A ex-ministra da Família, Mulher e Criança, Henriette Adjoua Lagou, entregou segunda-feira à Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d'Ivoire o seu dossiê de candidatura às eleições presidenciais de 25 de outubro próximo.

Um recibo foi entregue à Henriette Lagou, que foi recebida pelo presidente Youssouf Bakayoko e pelos secretários permanentes da CEI, André Zanon Gogognon, Soumalaye Diarrassouba e Victoire Alley.

Líder de uma pequena formação política, a Renovação para Concórdia e Paz (RPC-Paix), Henriette Lagou beneficia também da investidura de quatro outros pequenos partidos políticos - PDR, PIA, CNPCI e PARCI.

Henriette Lagou já ocupou os cargos de ministra da Família, Mulher e Criança e vice-ministra dos Assuntos Sociais e Deficientes de outubro de 2000 a janeiro de 2003. Ela também foi presidente do Conselho de Administração da antiga companhia aérea Air Ivoire.

Ela é a quarta personalidade a entregar a sua candidatura desde a abertura do processo a 3 de agosto último.

Se a candidatura de Henriette Lagou for validada pelo Conselho Constitucional, ela será a segunda mulher ivoiriense a disputar a magistratura suprema após a professora de Direito Jacqueline Lohoues-Oble em 2010.

-0- PANA BAL/TBM/DIM/TON 11agosto2015

11 août 2015 19:06:40


xhtml CSS