Mugabe oferece gado à Fundação da UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, ofereceu segunda-feira um milhão de dólares americanos à União Africana (UA) alegadamente provenientes da venda de 300 cabeças de gado e se destinam a financiar a Fundação da UA.

A oferta foi entregue à cimeira da UA aberta no mesmo dia em Addis Abeba, na Etiópia, onde o Presidente zimbabweano sublinhou o seu apelo para o uso pela organização continental das novas tecnologias para angariar fundos para África.

Mugabe indicou que a sua decisão de oferecer 300 cabeças de gado à UA sobreveio quando foi convidado a participar numa cerimónia de angariamento de fundos para criar a Fundação da UA, uma das novas instituições propostas para melhorar as respostas sociais às crises que abalam África.

O Presidente zimbabweano declarou ter efetuado esta doação guiado por uma "escolha natural", enquanto criador africano, e que foi encorajado pelos demais membros do partido dirigente do Zimbabwe, a ZANU PF, quando lhes deu a conhecer a sua intenção.

O gado, que foi mostrado num vídeo durante a cimeira da UA, foi entregue aos oficiais da Comissão da UA, no Zimbabwe, e depois vendido para angariar o milhão de dólares americanos que o Presidente ofereceu.

"Esta venda foi bem acolhida no seio do meu partido", declarou o Presidente Mugabe, para acrescentar que "este gesto nobre representa uma forma inovadora para financiar a UA".

A Fundação da UA foi instaurada em 2013 para angariar fundos de indíviduos com vista a financiar os programas que reforçam os objetivos gerais da UA de ter uma instituição centrada nas populações.

-0- PANA AO/VAO/ASA/BEH/MAR/IZ 03julho2017

03 Julho 2017 16:48:45




xhtml CSS