Mudanças radicais da CAF para competições africanas

Dakar- Senegal (PANA) -- A Confederação africana de futebol (CAF) efectuou importantes mudanças para qualificação Zona África para a Taça do mundo e para a Taça de África das Nações (CAN), segundo um comunicado desta instituição desportiva continental publicado este fim de semana.
A Taça da CAF e a Taça de África dos vencedores da taça foram suprimidas e os jogos de qualificação para a Taça do mundo e para o CAN serão aglutinados a partir de 2006, lê-se no comunicado.
Após uma etapa preliminar, 30 países africanos serão repartidos em cinco grupos de seis.
O primeiro de cada grupo qualifica-se para as fases finais da Taça do mundo, ao passo que os três primeiros de cada grupo sê-lo-ão, com o país organizador, para as fases finais da CAN, indica o documento.
No tocante à Liga dos campeões, se todos os países membros da CAF têm o direito a apresentar o clube que consquistar o campeonato nacional, os 12 países que forem melhor posicionados durante os cinco últimos anos terão o direito de apresentar um segundo clube, neste caso os finalistas do seu campeonato nacional.
Os critérios de selecção dos 12 países serão anuciados mais tarde, indicou a CAF, repetindo ainda a supressão da Taça CAF e da Taça de África dos vencedores de taça.
Estas competições, lê- se no documento, vão parar definitivamente em 2004.
A taça da Confederação porá em competição os clubes que conquistarão os campeonatos nacionais respectivos.
Como para a liga dos campeões, os 12 melhores países (segundo as suas performances) poderão alinhar uma segunda equipa - os clubes que conquistarão o terceiro lugar nos campeonatos nacionais respectivos.
) As duas competições (a Liga dos campeões e a Taça da Confederação) iniciarão com 64 equipas, soube-se da mesma fonte.
As equipas que conquistarem os oitos primeiros lugares na Liga dos campeões serão repartidas, como é o caso presentemente, em dois grupos de quatro clubes.
Os dois primeiros de cada grupo serão qualificados para as meias-finais, em seguida para final", salientou o comunicado.
As oito equipas eliminadas nos oitavos de final da Liga dos campeões serão integrados na Taça da Confederação, em que enfrentarão as oito últimas equipas deste torneio, por sorteio e por eliminação directa.
As oito equipas vencedoras serão em seguida repartidas em dois grupos de quatro e a primeira de cada grupo jogará nas fases finais da Taça da Confederação, declarou a CAF.

16 Dezembro 2002 18:31:00


xhtml CSS