Agência Panafricana de Notícias

Movimento político promete mais atenção ao setor da pesca em São Tomé

São Tomé,São Tomé e Príncipe-(PANA) - O MDFM-UL (movimento democrático força da mudança, união liberal promete mais atenção as comunidades piscatórias e aos pescadores em particular. Miguel Gomes candidato do MDFM-UL ao cargo de primeiro-ministro apresenta ao eleitorado projetos “realizáveis”.

Decorridos uma semana de campanha eleitoral com vista as eleições de 25 de setembro, mdfm-ul (movimento democrático força da mudança união liberal), tem optado pelo contato direto com os eleitores.

Em Praia Cruz, uma comunidade piscatória do distrito de Água Grande, os militantes do MDFM-UL, liderado pelo seu Presidente, Miguel Gomes, pediu aos eleitores daquela comunidade” voto de confiança.”

Esta força política promete “melhorar as condições de vida e de trabalho de cada pescador e das comunidades piscatórias de São Tomé e Príncipe”

Alerta ainda Miguel Gomes, “se formos governo teremos projetos realizáveis, para o bem-estar deste povo”

O Presidente do MDFM-UL recordou ainda, de que é oriundo de “Neves” uma região piscatória da zona norte de São Tomé, tendo enfatizado que conhece a vida “difícil dos pescadores artesanais”.

Segundo disse que “o povo está farto de ter promessas eleitorais e de projetos irrealizáveis.”

“MDFM propõe fazer coisas pequenas para melhoria da vida, isso somos capazes, se formos governo “afirma Gomes, em conversa com os pescadores na Praia Cruz ao cair da tarde naquela comunidade piscatória.

Miguel Gomes, defende pequenas concertações na deslocação ao terreno porque considera ser a melhor via para passa mensagens ao eleitorado.

MDFM-UL, integra a coligação PCD UDD que sustenta o governo liderado por MLSTP (movimento de libertação de São Tomé e Príncipe), encabeçado por Jorge Bom Jesus, que se recandidatou pela segunda vez ao cargo primeiro-ministro nestas eleições legislativas de 25 de setembro.

MDFM-PL, nasceu em 2006, transformou-se dezesseis anos depois em MDFM-UD, fruto do congresso ordinário eletivo realizado este sábado (26.03), no Cinema Marcelo da Veiga, no centro da capital, sob o lema, “primeiro São Tomé e Príncipe, renascer da esperança.”

“Estou muito agradecido por merecer a confiança dos militantes do MDFM-UD, afirmou Miguel Gomes, recém-eleito presidente do MDFM-UD (Movimento Democrático Força da Mudança, União Democrática).

Gomes, reconhece igualmente que “o desafio é grande”, e entende que “não há uma receita concreta, dizer que vou fazer (…), o caminho vai se fazendo, disse no final do congresso ordinário eletivo do MDFM-UD.

Trajetória do MDFM-UL

MDFM foi fundado pelo ex-Presidente São-Tomense Fradique de Menezes, o segundo no regime democrático. Fradique Bandeira Melo de Menezes, esteve a frente dos destinos do País entre (2006-2011 a 2015), é atualmente Presidente honorário.

A nova direção saída do congresso elegeu Adelino Lucas, como primeiro Vice-Presidente, Armindo Graça, segundo Vice-Presidente e terceiro Vice-Presidente é a Doutora Nozolina e Secretário-Geral, Eugénio Graça.

Elsa Diogo, foi eleita Presidente do Movimento da Mulher e Família e Odailson Lima, líder da Juventude do MDFM-UD.

Miguel Gomes, 55 anos é casado, pai de dois filhos, exerceu funções de Padre entre (1998 a 2017) na Paróquia da Conceição, São Tomé

Doutorado em desenvolvimento sócio económico pela Universidade de Lisboa no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, foi Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de São Tomé e Príncipe, onde é atualmente docente.

Miguel Gomes, iniciou concluiu os estudos primário na escola de Ribeira Funda quando residia na Roça Generosa.

-0- RMG/MAR PANA 18Set2022