Agência Panafricana de Notícias

Morreu neta de Mandela na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Uma neta de Nelson e Winnie Mandela, morreu segunda-feira à noite, vítima de um cancro, soube a PANA de fonte oficial.

Zoleka Mandela faleceu aos 43 anos de idade, num hospital de Joanesburgo (capital económica sul-africana), para onde tinha sido evacuada na mesma segunda-feira de acordo com um comunicado, publicado pela sua família.

A neta do herói da libertação da África do Sul do apartheid padecia de cancros de quadril, fígado, pulmão, pélvis, cérebro e médula espinhal.

Nos últimos anos, ela veio ao público para falar do seu tratamento contra  cancro e do seu historial de abuso de antidepressivos., numa autobiografia intitulada "When Hope Whispers (2015)" (quando a esperança fala baixo).

Uma sua filha de 13 anos de idade morreu num acidente de carro em Soweto, no sudoeste de Jonanesburgo,  na noite da cerimónia de abertura do  Mundial de 2010.

No dia do acidente, Zoleka estava no hospital a recuperar de uma tentativa de suicídio.

Nelson Mandela, estadista mundial, não assistiu ao jogo de abertura desta competição, durante o qual África do Sul e México empataram a uma bola (1-1).

Zoleka tinha 10 anos quando o seu famoso avô foi libertado da prisão em 1990, depois de cumprido 27 anos de de cativeiro.

Quatro anos depois, Nelson Mandela, será eleito Presidente (o primeiro negro) da África do Sul, tendo-se retirado da vida política depois de ter cumprido apenas um mandato presidencial de cinco anos.

Mesmo falecido, em 2013, aos 95 anos de idade, ele continua a ser reverenciado em todo o mundo. 

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 26setembro2023