Mogadíscio acolhe reunião humanitária sobre fome na Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) - A Organização da Cooperação Islâmica (OCI) organizou uma reunião humanitária, em Mogadíscio, sob o lema "Renovação de compromissos para evitar a fome na Somália", anunciou quarta-feira a OCI no seu site web.

Participaram na reunião, apoiada pelos serviços das Nações Unidas, o Fórum Humanitário, o Fórum Islâmico de Beneficência e o Governo federal somalí.

A reunião visou reforçar os esforços e o trabalho comum para aumentar as ajudas humanitárias na Somália, minimizar as consequências da seca e avaliar as necessidades humanitárias e as medidas a tomar para acelerar as intervenções para fazer face às catástrofes.

A OCI reafirmou, na ocasião, o compromisso de acompanhar um programa que permita ao mesmo tempo responder rapidamente às necessidades para evitar a fome e encontrar as soluções duradouras que permitam à Somália fazer face às consequências nascidas da mudança climática, das inundações e da seca, acrescentou a mesma fonte.

A reunião registou igualmente a participação de 150 delegados, incluindo representantes da Liga dos Estados Árabes, do Comité dos Doadores na Somália, do Programa Alimentar Mundial, da FAO, do Fundo das Nações Unidas para a Infância e cerca de 85 organizações humanitárias internacionais, regionais e locais.

Os participantes exprimiram todos as suas preocupações face à catástrofe humanitária e à reação julgada pouco significativa da comunidade internacional à fome, sobretudo que a onda da seca registada atualmente é mais ampla que a de 2011.

Eles apelaram à comunidade internacional para se esforçar por minimizar o sofrimento das vítimas e para enfrentar o nível das intervenções para os socorros urgentes com vista a impedir que a situação não se degrade mais ainda.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 12abril2017

12 Abril 2017 23:24:14




xhtml CSS