Moçambique confirma surto de dengue no norte

Maputo, Moçambique (PANA) - As autoridades sanitárias em Moçambique confirmaram a eclosão da dengue na província de Nampula, no norte do país, havendo até ao momento 110 casos registados, que ainda não se saldaram em óbito.

Segundo a diretora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, o Ministério da Saúde acionou todos os seus mecanismos de monitoria logo que recebeu relatos sobre o surto da doença em Nampula.

As amostras recolhidas e submetidas aos exames laboratoriais deram, segundo Matsinhe, um resultado positivo confirmando, por conseguinte, o surto desta doença que mata, anualmente, cerca 20 mil pessoas no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Benigna Matsinhe disse, em conferência de imprensa segunda-feira, que as medidas de prevenção e proteção contra a doença são "muito fáceis de seguir", por serem similares às outras aplicáveis na prevenção de patologias como a malária e a cólera.

“Há alguns aspetos particulares em relação à dengue como, por exemplo, o facto de ser uma doença cujo principal vetor nasce em qualquer água, desde a água do vaso até ao tanque de água de um prédio, onde quer que haja água”, explicou.

Por outro lado, disse, a experiência, em 2014, da vizinha província de Cabo Delgado, que conseguiu conter o surto, constitui "um valor acrescentado" para Nampula a braços com a doença.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e está entre os principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito “Aedes aegypti”, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

-0- PANA AIM/LE/SG/IZ 17março2015

17 Março 2015 21:09:31


xhtml CSS