Missão de observação eleitoral da Commonwealth chega ao Zimbabwe

Harare, Zimbabwe (PANA) - O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Commonwealth, o antigo Presidente ganense John Dramani Mahama, chegou ao Zimbabwe para acompanhar as eleições gerais de 30 de julho no país, anunciou a radiotelevisão estatal, a Zimbabwe Broadcasting Corporation (ZBC).

Segundo a ZBC, Mahama que foi acolhido à sua chegada, segunda-feira, ao aeroporto internacional Robert Mugabe, em Hararé, pelo diplomata Chipo Zindoga, declarou que a sua equipa vai estar presente no país durante todo o processo eleitoral.

Sublinhou que a organização de eleições livres e justas é o elemento fundamental da democracia para todos os países.

As eleições presidenciais serão simultâneas com as legislativas e as dos governos locais.

A Commonwealth faz parte das numerosas organizações convidadas pelo Governo zimbabweano para observar estas eleições;

O ambiente pré-eleitoral é sereno e as únicas preocupações levantadas concernem a alguns partidos que usaram da violência verbal contra as mulheres que ocupam cargos de decisão e as que aspiram a integrar o espaço político, nota a ZBC.

Trata-se das primeiras eleições presidenciais organizadas neste país da África Austral sem o ex-Presidente Robert Mugabe, desde a independência em 1980.

Mugabe demitiu-se a 21 de novembro de 2017 depois de 37 anos de regime e na sequência da pressão do Exército, dos veteranos de guerra e da população.

Segundo a Comissão Eleitoral, 23 personalidades depositaram a sua candidatura para as presidenciais, incluindo o Presidente cessante, Emmerson mnangagwa, que tomou o poder em novembro passado, depois da partida de Mugabe,  e Nelson Chamisa, chefe do principal partido da oposição, o Movimento para a Mudança Democrática.

-0- PANA MA/NFB/TBM/MAR/IZ 24julho2018

24 Julho 2018 18:11:11


xhtml CSS