Missão de inquérito sobre direitos humanos da ONU na Eritreia visita Europa

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - Uma missão de inquérito da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos desloca-se, de 17 a 21 de março corrente, à Suécia e à Alemanha, numa visita consagrada à situação dos direitos humanos dos refugiados e migrantes eritreus.

Segundo um comunicado transmitido à PANA, esta missão constituída por três comissários vai começar pela Suécia para recolher testemunhos suplementares de primeira mão sobre a situação dos direitos humanos dos exilados e dos refugiados eritreus no seu país de origem.

O presidente da Comissão, Mike Smith, indicou continuar ainda à espera de resposta oficial das autoridades eritreias para poder inquirir sobre este país.

"Estamos disponíveis para nos deslocarmos à Eritreia a qualquer momento que as autoridades nos autorizarem. Até lá, vamos continuar a inquirir junto dos Eritreus da diáspora", precisou.

Uma precedente missão em cinco outros países da Europa e de África recolheu testemunhos junto de 400 exilados e refugiados ereitreus.

A Comissão de Inquérito sobre a Eritreia foi instituída em junho de 2014, através duma Resolução da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos, para examinar as alegações de violações de direitos humanos neste país desde a sua independência.

Esta Comissão apresentará, em junho próximo, à Comissão dos Direitos Humanos, um relatório escrito sobre as suas conclusões e uma comunicação oral à sessão de setembro próximo da Assembleia Geral das Nações Unidas.

-0- PANA BAL/BEH/IBA/MAR/IZ 13março2015

13 Março 2015 10:05:19


xhtml CSS