Missão de formação militar da UE prorrogada na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia (UE) prorrogou por dois anos o mandato da sua missão de formação militar na República Centroafricana (EUTM RCA), até 19 de setembro de 2020, anunciou o Conselho da UE.

O Conselho indicou igualmente ter modificado o mandato da missão para lhe permitir prestar  um aconselhamento estratégico não apenas ao Ministério da Defesa, ao pessoal militar e às Forças Armadas mas igualmente ao Gabinete Presidencial e também dar conselhos em matéria de cooperação entre civis e militares, incluindo ao Ministério do Interior e à Gendarmaria.

Segundo este anúncio, o Conselho concedeu um orçamento de quase 25 milhões 400 mil euros para as despesas correntes da EUTM RCA para o período de 20 de setembro de 2018 a 19 de setembro de 2020.

O Conselho lançou a EUTM RCA a 16 de julho de 2016 no quadro do acompanhamento de uma missão militar consultiva da UE (EUMAM RCA) que contribui para a reforma do setor da segurança no país.

Baseada em Bangui, a capital do país, a missão trabalha para forças armadas modernas, eficazes, inclusivas e democraticamente responsáveis na República Centroafricana. Ela dá pareceres estratégicos ao Ministério da Defesa e ao Estado-Maior-General das Forças Armadas e cursos aos oficiais e suboficiais e igualmente uma formação às unidades das Forças Armadas centroafricanas.

-0- PANA AR/MA/ASA/BEH/FK/IZ 01agosto2018

01 Agosto 2018 15:41:28




xhtml CSS