Missão de avaliação pré-eleitoral da UA no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - A União Africana (UA) anunciou terça-feira que enviou uma missão de avaliação pré-eleitoral ao Sudão para as eleições gerais de 13 de abril a convite da Comissão Nacional Eleitoral do país, segundo um comunicado da organização pan-africana.

O comunicado indica que o objetivo global desta missão de avaliação é constatar o estado de preparação das eleições por todas as partes abrangidas e examinar o contexto no qual as eleições terão lugar para assegurar que elas decorram no quadro da Carta Africana sobre  Democracia, Eleições e Governação, da qual o Sudão é signatário.

Esta missão vai buscar avaliar a capacidade e as necessidades da Comissão Nacional Eleitoral para determinar o tipo de assistência eleitoral que a Comissão da UA deve fornecer e propor recomendações relativas à natureza e ao alcance da Missão de Observação Eleitoral da UA (AUEOM).

A equipa de avaliação pré-eleitoral compreende um membro do Departamento dos Assuntos Políticos da Comissão para servir de coordenador da missão, bem como quatro peritos eleitorais independentes.

"A equipa manterá encontros com os diferentes atores políticos e eleitorais no Sudão de 1 a 10 de março de 2015", precisa  o comunicado da UA.

-0- PANA MO/SEG/NFB/IS/MAR/TON 03março2015

03 Março 2015 15:57:39




xhtml CSS