Missão da ONU de acompanhamento de acordo de paz esperada na RCA

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Uma missão de acompanhamento do Pacto Republicano para a Paz, Reconciliação Nacional e Reconciliação é esperada na República Centroafricana (RCA) domingo próximo, soube-se está quinta-feira de gente segura.

Chefiada por uma perita independente das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Marie-Thérèse Kéita Bocoum, a missão visitará a RCA, durante nove dias, para avaliar o nível da implementação deste Pacto adotado graças ao Fórum Nacional de Bangui (capital centroafricana) realizado em maio último.

Segundo um comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA, Kéïta Bocoum descreveu esta visita como uma missão de avaliação da evolução da situação dos direitos humanos e instalação dos mecanismos de acompanhamento da aplicação das recomendações do Fórum de Bangui sobre a luta contra a impunidade e a proteção dos direitos humanos.

A agenda de Kéïta Bocoum inclui encontros com autoridades governamentais, judiciais e parlamentares, representantes de Organizações Não Governamentais (ONG), agências do sistema das Nações Unidas e o corpo diplomático acreditado na RCA e visitas às cadeias e aos centros de detenção para examinar a evolução da situação dos direitos humanos após a sua visita de fevereiro último.

A perita independente submeterá um relatório de missão ao Conselho dos Direitos Humanos, a 30 de junho corrente e um outro final em setembro próximo.

-0- PANA BAL/IS/FK/DD 11junho2015

11 Junho 2015 19:56:09




xhtml CSS