Missão da CEDEAO esperada no Burkina Faso

Abuja, Nigéria (PANA) - Uma missão especial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) é aguardada no Burkina Faso, quarta-feira, no quadro dos esforços desdobrados para assegurar um restabelecimento pacífico da ordem constitucional no país, anunciou a Comissão desta instituição.

Num comunicado oficial, a Comissão da CEDEAO declarou que a missão será liderada pelo presidente em exercício da organização sub-regional e Presidente do Gana, John Dramani Mahama, que será acompanhado por dois outros chefes de Estado.

A visita inscreve-se no quadro de um acompanhamento da missão conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA) e da CEDEAO, esteve em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, de 31 de outubro a 2 de novembro.

"Depois da declaração de 30 de outubro de 2014, o presidente da CEDEAO lançou um apelo a todas as partes em causa e aos militares para encontrarem uma solução consensual em harmonia com as disposições da Constituição do Burkina Faso", declarou a Comissão num comunicado assinado pelo seu presidente, Kadré Désiré Ouédraogo.

O tenente-coronel Isaac Yacouba Zida foi nomeado chefe de Estado interino do Burkina Faso, depois de o Presidente de longa duração, Blaise Compaoré, ter fugido na semana passada, dos protestos de milhares de pessoas contra uma proposta de lei para se candidatar novamente às eleições presidenciais de 2015.

Mas domingo, milhares de pessoas agruparam-se novamente na cidade capital para protestar contra esta escolha que denominaram "um golpe militar".

Todavia, o Exército do Burkina Faso prometeu instalar um governo de unidade para supervisionar o programa de transição política.

Num comunicado divulgado pelas autoridades interinas, se poder: "o poder não nós interessa, mas nos preocupamos do interesse superior da nação".

Segundo a Constituição do Burkina Faso, é o presidente do Parlamento que deveria posicionar-se enquanto chefe de Estado interino depois da demissão do Presidente Comaporé, que estava no poder há 27 anos.

-0- PANA SEG/AR/MTA/IS/MAR/DD 03nov2014

04 Novembro 2014 09:25:52




xhtml CSS