Ministros da Defesa de países sahelo-sarianos reúnem-se no Egito

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – Uma reunião dos ministros da Defesa dos países-membros da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD) iniciou-se esta terça-feira no Cairo, soube-se de fonte oficial no local.

Nela estão igualmente presentes 27 países africanos e cinco europeus (França, Itália, Grécia, Chipre e Espanha) bem como várias instituições e organizações internacionais, das quais as Nações Unidas, a Liga dos Estados Árabes (LEA) e a União Africana (UA).

A reunião versa sobre a luta contra o terrorismo no espaço sahelo-sariano, a situação da paz e segurança nos países-membros e medidas práticas e informações para reforçar a cooperação entre os serviços de luta contra o este flagelo nestes Estados, indicou uma fonte próxima do Ministério egípcio da Defesa.

Os ministros examinarão, também, durante este encontro, os projetos e documentos  sobre o « quadro jurídico e institucional » relativo  à  estratégia específica, segurança, desenvolvimento dos países  sahelo-sarianos e mecanismos destinados a prevenir os conflitos,  à sua gestão e à sua resolução.

O encontro vai ainda refletir sobre o protocolo relativo à criação do Conselho Permanente para  a Paz e Segurança e a sua resolução interna, acrescentou a mesma fonte.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD  22março2016

22 Março 2016 10:35:05


xhtml CSS