Ministros da CEDEAO discutem sobre segurança e integração regional

Abuja, Nigéria (PANA) - O Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deve reunir-se de 19 a  20 de junho em Accra, no Gana, para discutir sobre um amplo leque de assuntos de preocupação e de interesse comuns para os países membros, dos quais a segurança, o desenvolvimento económico e a integração regional, segundo um comunicado da Comissão da organização regional.

O comunicado da Comissão da CEDEAO publicado terça-feira indica que a reunião deverá examinar e aprovar o Relatório dos Ministros encarregue da Segurança e Integração, mas igualmente o Memorando sobre a "Declaração da CEDEAO sobre a Situação no Norte da Nigéria", depois dos ataques repetidos do grupo terrorista Boko Haram, que fizeram centenas de mortos e reféns, dos quais mais de 200 alunas.

Durante a reunião, que será a primeira sessão do Conselho organizada em Accra desde a tomada de posse em março passado do Presidente do Gana, John Mahama, como presidente em exercício da CEDEAO, serão empossados os novos comissários e o auditor designados em fevereiro passado, bem como deve ser apresentado e analisado o relatório interino de 2014 do presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Desire Ouedraogo.

O Conselho de Ministros da CEDEAO agrupa os ministros encarregue dos assuntos da CEDEAO nos diferentes Estados-membros. Ele reúne-se duas vezes por ano em sessão ordinária e faz recomendações aos líderes da região relativamente ao desenvolvimento da comunidade, mas igualmente a coordenação e a harmonização das políticas de integração económica.

A CEDEAO agrupa 15 países, nomeadamente o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné, a Guiné-Bissau, a Libéria, o Mali, o Níger, a Nigéria, o   Senegal, a Serra Leoa e o Togo.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 17junho2014

17 Junho 2014 17:18:09




xhtml CSS