Ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros esperado no Canadá

Túnis, Tunísia (PANA)   - O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui, é esperado esta segunda-feira em Ottawa para uma visita oficial de trabalho dois dias ao Canadá,  anuncia um comunicado oficial.

Esta visita, a primeira de um chefe da diplomacia tunisina a este país desde 2010, ocorre alguns dias após a cimeira do Grupo dos Sete Países Mais Industrializados (G7), decorrida de 8 a 9 de junho corrente no mesmo país.

De acordo com o comunicado, a visita "é bem vinda para examinar diferentes vias e meios de reforçar a cooperação entre a Tunísia e o Canadá, por um lado, e, por outro, entre a Tunísia e o G7, presidido pelo Canadá até 31 de dezembro de 2018".

É uma oportunidade o chefe da diplomacia tunisina dar a conhecer as especificidades da transição democrática na Tunísia e os desafios económicos e de desenvolvimento atuais do seu país, lê-se na nota.

Jhinaoui terá, nesta ocasião, concertações com a parte canadiana sobre questões regionais e internacionais de interesse comum.

O Canadá é um dos países patrocinadores da conferência internacional para o apoio à economia e investimento "Tunísia 2020", realizada em novembro de 2016, tendo-a honrado com a presença duma delegação de alto nível liderada por um seu ministro do Desenvolvimento Internacional e Francofonia.

A Tunísia está a trabalhar para diversificar as suas relações com os países ricos com o objetivo de obter ajudas e fazer face à crise económica e financeira prevalecente no seu país desde a insurreição popular de 2011.

A Tunísia registou protestos populares de grande envergadura e atos violentos no início do ano de 2018, contra a lei de finanças que impõe aumentos de preços da maioria dos produtos de primeira necessidade e de impostos.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 18junho2018

18 Junho 2018 13:31:08


xhtml CSS