Ministro moçambicano do Interior visita Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O ministro moçambicano do Interior, Almerino Manhenje, chegou sábado a Luanda para uma visita de trabalho de seis dias a convite do seu homólogo angolano, Oswaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, constatou-se na capital angolana.
Durante a sua visita será assinado um acordo de cooperação entre os dois países nos domínios da segurança e da ordem pública.
Manhenje disse ter vindo a Angola para debater questões ligadas à formação e treinamento de pessoal e para trocar impressões com as autoridades angolanas sobre a protecção de fronteiras, entre outras questões.
O governante moçambicano será recebido em audiência pelo primeiro-ministro angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, para depois visitar as províncias do Huambo (centro) e Bengo (norte) para constatar a execução de projectos de reinserção social.
Em Setembro de 2003, os ministros do Interior de Angola e de Moçambique encontraram-se em Maputo durante uma reunião da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que analisou uma estratégia comum de prevenção e combate ao crime na região.
Este fórum coincidiu com a VIII reunião geral anual da Organização Regional de Cooperação de chefes de Polícia da África Austral "SARPCCO".
A SARPCCO é uma organização fundada em 1995, em Victoria Falls (Zimbabwe), com o objectivo de promover e reforçar a cooperação no combate a todas as formas de crimes transfronteiriços e com implicações regionais.
A SADC é integrada por Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Malawi, RD Congo, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

09 novembre 2003 11:53:00


xhtml CSS