Ministro mauritaniano dos Negócios Estrangeiros visita Mali

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O ministro mauritaniano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ahmed Ould Sid'Ahmed, iniciou este fim-de- semana uma visita oficial ao Mali, segundo fonte oficial em Nouakchott.
O chefe da diplomacia mauritaniana e a sua delegação vão participar, na capital maliana, no simpósio "Bamako+5", um encontro da Francofonia consagrado à democracia e aos direitos humanos a ter lugar de 6 a 8 de Novembro, indica a mesma fonte.
O encontro de Bamako vai estabelecer um balanço da acção da Francofonia no domínio da construção do Estado de Direito durante os últimos cinco anos.
O caso da Mauritânia, um país que atravessa uma fase particular da sua história, deverá ser discutido nesta conferência de Bamako na qual participa o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), o ex-Presidente do Senegal Abdou Diouf.
Após sete anos de regime de excepção e 14 de um governo "consitucional" muito contestado, a Mauritânia conheceu um golpe de Estado militar a 3 de Agosto de 2005 que levou a OIF a suspender a sua cooperação com o país, uma medida entretando levantada em Outubro passado.
A Junta Militar actualmente no poder, chefiada pelo coronel Ely Ould Mohamed, estabeleceu um prazo de 24 meses para o regresso a uma vida constitucional normal no quadro de um processo que associe a classe política e a sociedade civil.

06 Novembro 2005 14:00:00




xhtml CSS