Ministro francês dos Negócios Estrangeiros visita República Centroafricana

Paris, França (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, inicia, esta quinta-feira, uma visita de 48 horas à República Centroafricana (RCA) para marcar o compromisso de França com a RCA, soube a PANA de fonte oficial.

O chefe da diplomacia francesa será recebido pelo Presidente centroafricano, Faustin Archange Touadéra, e vai reunir-se com o seu homólogo, Charles Armel Doubane, com os quais, ele sublinhar a importância do engajamento de França ao lado da República Centroafricana, e a sua vontade de continuar e de reforçar este compromisso em todos os domínios.

"Ele lembrará o apoio total de França à Iniciativa Africana de Paz, que visa encontrar uma solução perene para a crise na RCA e que  representa o único quadro apoiado pelos países da região e suscetível de culminar num acordo global com os grupos armados", indicou o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), acrescentando que o ministro  vai encontrar-se também com os representantes do painel de facilitadores desta iniciativa.

Jean-Yves Le Drian vai avistar-se ainda com o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização da RCA, Parfait Onang , e visitará o dispositivo da missão de formação europeia EUTM RCA,  que desempenha um papel essencial no reforço das Forças Armadas Centroafricanas (FACA)  e da qual França é a primeira contribuinte.

O chefe da diplomacia francesa anunciará, durante a sua estada, um acréscimo da ajuda bilateral a favor da RCA, nos domínios humanitários e do desenvolvimento.

Ele visitará um projeto executado pela Organização não Governamental (ONG) francesa ACTED que constitui uma das ONG mais envolvidas na República Centroafricana.

-0- PANA BM/IS/FK/IZ 1nov2018

01 Novembro 2018 19:45:54




xhtml CSS