Ministro francês dos Negócios Estrangeiros visita Gâmbia e Senegal

Paris, França (PANA) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, iniciou segunda-feira uma visita de 48 horas que o deverá conduzir à Gâmbia e ao Senegal, soube a PANA de fonte oficial, em Paris.

Na Gâmbia, o ministro francês deve avistar-se com o Presidente gambiano, Adama Barrow, e marcar o apoio de França à consolidação democrática neste país.

"O nosso apoio vai manifestar-se por um compromisso sem precedentes de 50 milhões de euros para um período de quatro anos, que fará de França a primeira doadora bilateral, e  pela assinatura de convenções de financiamento de projetos na agricultura e no acesso à água potável", indicou o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

A inauguração de uma nova antena diplomática francesa em Banjul, a visita da Aliança Francesa bem como as obras da nova escola francesa figuram no centro do programa de Le Drian.

O chefe da diplomacia francesa vai deslocar-se depois a Dakar onde se avistará com o Presidente senegalês, Macky Sall, e abordará temas prioritários da cooperação entre os seus dois países, nomeadamente, os grandes projetos como o comboio expresso regional, bem como as questões de educação e de cibersegurança.

O governante francês presidirá à abertura de uma formação no quadro da nova Escola Nacional de Vocação Regional (ENVR) sobre a cibersegurança e assinará três convenções nos domínios da luta contra as desregulações climáticas relativas à erosão costeira, à prevenção dos riscos de inundações e do apoio à adaptação à mudança climática do Senegal.

Jean-Yves Le Drian participará na quinta edição do Fórum Internacional de Dakar sobre a Paz e Segurança em África e fará uma alocução sobre as operações africanas de paz para lembrar o apoio de França à adoção de uma resolução sobre estas operações, em dezembro, no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

-0- PANA BM/BEH/TBM/FK/IZ 6nov2018

06 Novembro 2018 12:32:17


xhtml CSS