Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Defesa da Guiné-Bissau aguardado em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Aristides Ocante da Silva, chega quarta-feira à capital angolana, Luanda, para "uma visita de trabalho e amizade", soube-se terça-feira de fonte oficial.
A sua delegação vai manter na mesma quarta-feira conversações oficiais com uma comitiva angolana do sector da Defesa encabeçada pelo seu titular, Cândido Van-Dúnem, indicou a fonte citada pela Agência Angola Press (Angop).
Questões ligadas ao reforço da cooperação no domínio da Defesa entre Angola e a Guiné-Bissau estarão no centro das conversações que deverão terminar no mesmo dia.
Esta deslocação ocorre apenas alguns dias depois da visita que o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, efectuou na semana passada a Angola para solicitar ajuda "diplomática e económica" para fazer face à actual crise institucional vivida no seu país na sequência de uma nova revolta militar.
O antigo chefe do Estado-Maior da Marinha guineense, José Américo Bubo Na Tchuto, e o actual vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), major-general António Indjai, detiveram a 1 de Abril corrente o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o chefe do EMGFA, general António Zamora Induta.
O primeiro-ministro foi libertado algumas horas depois mas o general Zamora Induta continuou detido até agora pelos militares, tendo sido transferido para o quartel de Mansoa, a cerca de 60 quilómetros da capital, Bissau, onde o seu estado de saúde é "extrememanete grave", segundo alguns activisitas de direitos humanos que o visitaram.
Zamora Induta encontra-se detido em Mansoa juntamente com o director-geral dos Serviços de Informação e Segurança do Estado, coronel Samaba Djaló.
Após a sua detenção, o general António Indjai autoproclamou-se chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas com o apoio de Bubo Na Tchuto e prometeram todos levar Zamora Induta a tribunal por "vários crimes" que teria alegadamente cometido no exercício das suas funções.