Ministro da Cultura de Cabo Verde em fase estacionária

Praia- Cabo Verde (PANA) – A evolução do estado d-e saúde do ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, hospitalizado há cinco dias no Lenox Hill Hospital, em Nova Iorque, na sequência de um grave colapso cardíaco, encontra-se já numa fase estacionária, apurou a PANA terça-feira junto dos seus próximos.
Manuel Veiga, que se encontrava em Nova Iorque num período de férias com a família, foi acometido de um violento ataque cardíaco que lhe afectou mais de 70 por cento do seu coração, cuja função foi substituída por assistência mecânica.
Segundo fonte citada pelo jornal electrónico cabo-verdiano Visaonews.
com, editado nos Estados Unidos, chegou-se a ventilar a possibilidade de ele ser submetido a um transplante cardíaco, mas esta hipótese tornou-se cada vez mais remota já que as lesões e os coágulos remanescentes podem ser removidos com medicamentos.
O ministro já retomou algumas funções coronárias, o que recria um quadro de optimismo entre a equipa médica que o assiste, precisa a mesma fonte.
Manuel Veiga, 58 anos, é linguista de formação e é tido como um dos mais entusiastas defensores da valorização e oficialização do crioulo, a língua materna do arquipélago.
Doutor em Linguística Geral Aplicada pela Universidade d'Aix-Marseille, França, onde obteve também a licenciatura em Linguística, Manuel Veiga já publicou várias obras, algumas das quais em crioulo incluindo o romance “Osju d’Agua” e o ensaio "Diskrison Strutural di Lingua Kabuverdianu".
O linguista é ainda autor de outras obras como a "Introdução à Gramática do Crioulo", "Diário das Ilhas" e "Dicionário Bilingue Crioulo-Português".
Manuel Veiga foi eleito deputado pelo círculo de Santa Catarina, de onde é natural, nas duas últimas eleições legislativas (2001- 2006 e 2006-2011) realizadas em Cabo Verde.
Enquanto parlamentar, foi membro da Mesa do Parlamento da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e vice- presidente do Fórum Africano de Parlamentares para a Educação.

05 Setembro 2006 15:37:00


xhtml CSS