Agência Panafricana de Notícias

Ministro burundês do Ambiente assassinado por desconhecido foi a enterrar

Bujumbura, Burundi (PANA) - O ministro burundês do Ambiente, Água, Ordenamento do Território e Urbanisno, Emmanuel Niyonkuru, assassinado há 10 dias em Bujumbura, foi inumado, terça-feira, no cemitério municipal de Mpanda, na periféria noroeste de Bujumbura, constatou-se no local.

O Presidente Pierre Nkurunziza, membros do Governo e do Parlamento e alguns representantes do corpo diplomático e consular acreditados no Burundi bem como a família e próximos do desaparecido participaram na missa de enterro na Catedral Regina Mundi de Bujumbura.

O assassinato de Emmanuel Niyonkuru ainda não foi identificado, mas os investigadores já procederam a várias detenções.

O Burundi atravessa uma crise política e dos direitos humanos, nascida em abril de 2015, dum conflito eleitoral mal resolvido que fez até agora cerca de mil mortos e levou a exílio mais de 300 mil pessoas, segundo as Nações Unidas.

O ministro Niyonkuru, de 54 anos, é contudo o primeiro membro do Governo burundês em funções morto desde o início da crise.

Um mês antes, um dos principais conselheiros do Presidente burundês, Willy Nyamitwe, escapou a uma tentativa de assassinato na sua casa de Bujumbura.

-0- PANA FB/JSG/MARIZ 10jan2017