Ministro botswanês de Finanças advoga medidas de austeridade em despesas de Estado

Gaborone, Botswana (PANA) – O ministro das Finanças do Botswana, Kenneth Mathambo, exortou o Governo a aplicar medidas de austeridade a partir do início, em abril próximo, do ano orçamental 2016-2017.

Apresentando segunda-feira última dados do exercício orçamental 2016-2017, Mathambo exortou os Ministérios a darem prova de mais contenção na busca de financiamentos adicionais através de financiamentos suplementares durante o ano orçamental, por que isto, a seu ver, poderá particularmente agravar o défice orçamental.

« Gostaria de indicar que a perspetiva orçamental, a médio prazo, é objeto de preocupações, tendo em conta a fraca perspetiva de crescimento para a economia local », alertou o governante,  defendendo uma responsabilidade social mútua por parte de todos os atores de desenvolvimento do país.

«No entanto, insto os que têm como incumbência a aplicação dos projetos no seio do Governo a evitarem falhas na conceção dos projetos, a terem iniciativas precisas no tocantes aos custos, não deixarem nada ao acaso no processo de seleção e de atribuição dos mercados para garantirem a entrega rápida dos projetos », declarou o ministro.

Mathambo acrescentou que os projetos devem dar respostas as previsões e basear-se num crescimento inclusiva e duradouro e numa diversificação da economia.

-0- PANA DRW/AR/ASA/IS/SOC/MAR/DD  02fev2016

02 Fevereiro 2016 06:23:51




xhtml CSS