Agência Panafricana de Notícias

Ministro belga denuncia corrupção em África

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Pelo menos 120 biliões de dólares americanos escapam aos países em desenvolvimento devido à corrupção, declarou terça-feira em Bruxelas o ministro belga da Cooperação, Charles Michel.
Falando diante de mais de 400 delegados, incluindo africanos, à terceira edição das Reuniões da Cooperação para o Desenvolvimento, ele indicou que a Ajuda ao Desenvolvimento não permitirá atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015 devido à ausência de boa governação nos países em desenvolvimento.
"Devido à corrupção, uma família nos países em desenvolvimento tem de pagar em média 30 porcento mais caro para estar ligada à rede de água potável", deplorou Michel.
"Sem verdadeiros progressos em matéria de boa governação, a generosidade dos países europeus é apenas um gesso sobre uma perna de madeira", acrescentou o ministro belga da Cooperação.
Para apoiar a boa governação, Michel exortou os países europeus a apoiar os aparelhos de Estado enfraquecidos, ajudar a organização de eleições e encorajar os investimentos privados".
Vindo do mundo inteiro, os participantes na reunião assistiram durante o dia a diferentes ateliês e debates sobre os meios de fazer mais progressos para a realização dos ODM.