Ministro angolano das Relações Exteriores embarca para Addis Abeba

Luanda, Angola (PANA) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, deixou terça-feira de manhã Luanda para Addis Abeba, na Etiópia, onde participará na 30ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo preparatória da 28ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), a realizar-se de 30 a 31 de janeiro corrente.

Acompanham o chefe da diplomacia angolana nesta viagem a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Sob o lema "Aproveitamento do Dividendo Demográfico, Investindo na Juventude", a referida Cimeira vai versar nomeadamente sobre a realização de eleições para a presidência e vice-presidência da organização, bem como para os postos de comissários.

Da agenda constam ainda a situação de Paz e Segurança no continente e no Médio Oriente, orçamentos, direitos humanos, reformas estruturais e a arquitetura da governação africana, bem como a integração regional, o plano decenal no âmbito da implementação da Agenda 2063.

No evento estarão presentes o novo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e o Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud-Abbas.

A sessão de abertura, marcada para 30 de janeiro corrente, será predominada pelo discurso de boas vindas do primeiro-ministro da República Federal Democrática da Etiópia, Hailemariam Desalegn, e pela intervenção do presidente cessante da União Africana e Presidente do Tchad, Idriss Deby Itno.

Angola concorre, com a ex-secretária-geral da Organização Interafricana do Café, Josefa Sacko, para o cargo de comissária para a Economia Rural e Agricultura da União Africana, bem como com o representante da União Africana junto das Nações Unidas, Tete António, para o cargo de comissário para os Assuntos Políticos.

-0- PANA DD/DD 24jan2017

24 Janeiro 2017 10:21:32




xhtml CSS