Ministro angolano João Melo em Portugal para aniversário do Jornal de Notícias

Luanda, Angola (PANA) - O ministro angolano da Comunicação Social, João Melo, está entre os convidados estrangeiros que participam esta sexta-feira, na cidade portuguesa do Porto,  nas celebrações do 130º aniversário do Jornal de Notícias (JN), a assinalar-se a 2 de junho.

Os organizadores reservaram ao ministro João Melo um espaço para apresentar uma comunicação sobre a importância da língua portuguesa no atual contexto da globalização.

Segundo a agência angolana de notícias (Angop), a cerimónia, que contará com a presença dos chefes de Estado de Portugal e de Cabo Verde, Marcelo Rebelo de Sousa e Jorge Carlos Fonseca, respetivamente, será marcada por uma conferência subordinada ao tema “A falar entendemo-nos: a língua como ativo estratégico”.

O debate envolverá outros inteletuais, tais como a representante da Organização Ibero-Americana, Ana Paula Laborinho; o presidente do Grupo SOICO de Comunicação de Moçambique, Daniel David; e o presidente do Instituto Politécnico de Macau, Lei Heong Iok.

Estão ainda previstas intervenções de Luís Reto, catedrático do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e autor da obra “Valor Económico da Língua Portuguesa” e de  Marisa Mendonça, catedrática e diretora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, bem como de Duarte Azinheira, da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

O antigo Presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, Ramos Horta, bem como o ministro português dos Negócios Estrangeiros,  Augusto Santos Silva vão também intervir no encontro patrocinado pela Presidência da República Portuguesa.

Fundado em 1888 e propriedade do Global Media Group, o Jornal de Notícias, um dos maiores e mais antigos diários portugueses, é o único de dimensão nacional com sede no Porto.

-0- PANA IZ 01junho2018

01 juin 2018 12:01:33


xhtml CSS