Agência Panafricana de Notícias

Ministra nigeriana das Finanças confirma libertação de sua mãe

Lagos, Nigéria (PANA) – A ministra nigeriana das Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala, confirmou a libertação da sua mãe, cinco dias após o seu rapto na sua residência em Ogwashi-Uku, no Estado do Delta do Niger, por desconhecidos armado.

Um colaborador da ministra, Paul Nwachuku, anunciou esta sexta-feira que Kamene Okonjo, de 82 anos de idade, esposa do soba da cidade, foi libertada sexta-feira de manhã.

« A família Okonjo agradece excessivamente ao Todo Poderoso por este resultado feliz », indica um comunicado no qual a família agradeceu ao Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, aos serviços de segurança, a vários governadores estaduais e a outras personalidades.

Ainda não se sabe se um resgate foi pago para esta libertação ou se ela é obra das forças de segurança, como afirma uma parte da imprensa.

Os raptos contra o pagamento de resgate são frequentes no sul da Nigéria, onde os raptores visam os ricos e os membros duas suas famílias.

As pessoas raptadas são geralmente libertadas sãs e salvas após o pagamento de enormes resgates, mas estes pagamentos nunca foram reconhecidos publicamente.

A votação duma lei que preconiza a pena capital para as pessoas reconhecidas culpadas de rapto em vários Estados não desencojaram este negócio de vários milhões de dólares americanos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/FK/TON 14dez2012