Mini-cimeira sobre Côte d'Ivoire em Addis Abeba

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Uma mini-cimeira sobre a crise ivoiriense iniciou-se terça-feira em Addis Abeba à margem da III Cimeira da União Africana, constatou a PANA no local.
O encontro agrupa os Presidentes Laurent Gbagbo da Côte d'Ivoire, Amadou Toumani Touré do Mali, Blaise Compaoré do Burkina Faso, Omar Bongo Ondimba do Gabão, Joaquim Chissano de Moçambique, Mathieu Kérékou do Benim, Olusegun Obasanjo da Nigéria e Abdoulaye Wade do Senegal, na presença do Secratário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan e do presidente da Comissão da UA, Alpha Omar Konaré.
Para além do exame da situação prevalecente actualmente na Côte d'Ivoire, onde as relações entre o poder e a oposição estão praticamente cortadas, há mais de três meses, com implicações nos países da da sub-região, esta mini-cimeira tem igualmente como objectivo resolver o diferendo entre Abidjan e Ouagadougou sobre a queixa apresentada por esste último à ONU contra o regime ivoiriense.
O Burkina Faso acusou recentemente a Côte d'Ivoire de ter violado o seu espaço aéreo, ameaçando retorquir se isto se repetisse, recorde-se.
Segundo a mesma fonte, Annan aproveitará este fórum para recordar ao Presidente ivoiriense e aos seus homólogos maliano e burkinabe as recentes decisões do Conselho de Segurança, cuja delegação esteve recentemente na sub-região, relativas à tomada de eventuais sanções contra todos aqueles cuja responsabilidade fosse claramente estabelecida no impasse do processo de paz em curso na Côte d'Ivoire.
Admite-se a eventualidade da realização de um encontro internacional nos próximos dias, em Yamoussoukrou (Côte d'Ivoire), sob a égide das Nações Unidas e da União Africana, com a participação activa do chefe de Estado gabonês, El Hadj Omar Bongo Ondimba, agrupando os líderes das 10 partes signatárias do acordo de Linas-Marcoussis.
Recorde-se que os chefes de Estado maliano, ivoiriense e burkinabe avistaram-se várias vezes desde a eclosão, a 19 de Setembro de 2002, da insureição armada na Côte d'Ivoire.
A sua última reunião decorreu em Maio último, em Bamako, no Mali, à margem da Cimeira da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), a pedido do guia líbio Muamar Kadafi.

06 Julho 2004 23:35:00




xhtml CSS